ALZHEIMER E CANNABIS – USO MEDICINAL

Já abordamos aqui no blog do THClub como o uso medicinal da canabis consegue ajudar em diversas doenças, o primeiro post específico foi sobre a ansiedade e depressão, e agora vamos continuar a explorar os benefícios da canabis medicinal em outras doenças, dessa vez o Alzheimer. Conheçe alguém que tem Alzheimer continue com a gente para entender como a cannabis pode ajudar a mudar a vida de alguém com essa doença.

O Alzheimer é uma doença muito comum ao redor do mundo e segundo a OMS existem em torno de 35,6 milhões com essa condição, com a tendencia de aumentar cada vez mais. Essa é uma doença degenerativa do cérebro que costuma ser mais frequente em pessoas idosas. Ela afeta funções cerebrais como linguagem, memória e comportamento, isso muitas vezes torna a pessoa mais agressiva e dependente para funções básicas.

E como a canabis pode ajudar essas pessoas ?

Os princípios ativos que ajudam em doenças neurológicas são o THC e o CBD (se quiserem saber mais sobre as diferenças entre eles clique aqui), normalmente em medicamentos as concentrações de THC são baixas. Os remédios normalmente usados para tratamento de Alzheimer têm diversos efeitos colaterais, e não se provaram eficazes na retardação da doença. Já os medicamentos a base de canabis se mostraram mais eficientes na retardação ou até mesmo prevenção do Alzheimer, além de terem efeitos colaterais muito menores.

O sistema endocanabinoide é responsável pela captação e processamento de canabinoides no sistema nervoso, sejam produzidos pelo corpo ou por meio da planta canabis. Esse sistema evita neuro inflamação, danos neurais e estresse oxidativo, isso ajuda nos sintomas causados pelo Alzheimer, tornando a vida daqueles que possuem a doença mais fácil.

Veja um exemplo da diferença de um paciente de alzheimer que começou a tomar remédios a base de canabis. Atenção o vídeo contém cenas fortes, mas mostra a realidade de muitas famílias e principalmente o quanto os medicamentos a base de canabis podem ajudar no tratamento dessa doença tão dolorosa.

 

O vídeo é impactante e mostra como esses medicamentos podem realmente mudar a vida de de muitas pessoas no mundo todo. No Brasil a PL 399/15 (que falamos nesse blog) tem o objetivo de ajudar para que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses medicamentos. Vamos lutar para que o preconceito com a planta da canabis seja vencido.

Fique ligado que mais posts sobre a medicina relacionada a canabis estão por vir.

 

 

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=480REmqbz-8

TERPENOS – CURIOSIDADES

Salve salve! Lembra daquele post que fizemos sobre os canabinóides? (Não viu ainda? Clique aqui e confira!). Lá nós comentamos um pouco sobre essas substâncias

Read More »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.