OLHOS VERMELHOS, BOCA SECA E LARICA: POR QUE ACONTECE? – CURIOSIDADES

Quem nunca fumou um e… ficou com os olhos mais vermelhos que o do Ciclope? A boca ficou mais seca que o deserto do Saara? Bateu tanta larica que parecia que tinha um buraco negro na barriga? Mas por que isso acontece? Chega mais que a gente te explica!

Olhos vermelhos, boca seca e muita fome. Estes são sinais mais fáceis de se perceber quando alguém está chapado. É super comum que essas coisas aconteçam com o seu corpo ao fumar um baseado. Você provavelmente já passou por isso tudo e talvez nunca tenha se perguntado o motivo disso tudo acontecer. Ou se perguntou, mas logo se esqueceu por estar muito chapado kkkk. Enfim, nós sabemos muito bem como é e, por isso, decidimos ir atrás das respostas para poder passar a informação a vocês.

Olhos vermelhos

Você lembra dos canabinoides que falamos no post Sistema Endocanabinoide e Canabinoides? Então, eles são os responsáveis por todas essas reações em nosso corpo. No caso da vermelhidão nos olhos, o responsável é o canabinoide THC, que é o princípio ativo da nossa querida planta. O THC, ao entrar no nosso corpo, faz com que a pressão arterial reduza, causando uma dilatação dos vasos sanguíneos e capilares. Nossos olhos estão cheios desses vasos sanguíneos, porém em condições normais e saudáveis não são vistos. Já com a dilatação, eles ficam evidentes. Apesar de transmitirem uma impressão de incômodo ou algo do tipo, a vermelhidão não apresenta nenhum risco, só a pala mesmo rs. De acordo com a Academia de Oftalmologia da América os olhos podem ficar vermelhos até 4 horas após o uso da Cannabis.

Boca seca

O corpo humano possui 3 tipos de glândulas salivares: parótidas, submandibulares e sublinguais. As glândulas submandibulares possuem receptores de canabinoides e são responsáveis pela produção da maior parte da saliva (mais de 60%). É nela que agem o agonista endocanabinoide anandamida (AEA) e o THC. Eles se ligam com os receptores, bloqueando a ação dos compostos da norepinefrina e metacolina, que são indutores a produção de saliva. Assim, o organismo produz saliva em uma quantidade muito inferior, deixando a boca seca. Por isso é muito importante se hidratar durante as sessões.

Larica

A famosa larica também é causada pelo THC. De maneira similar à redução de produção de saliva. O corpo humano possui um grupo de neurônios, chamado pró-opiomelanocortin (POMC), que são responsáveis por gerar a sensação de saciedade, que ocorre com a produção da enzima α-MSH. Porém, quando fumamos um baseado, o THC se liga ao receptor CB1 e “ativa” a produção da β-endorfina, que é responsável por diversas sensações como a diminuição da dor, relaxamento, bem-estar e a fome. Assim, é capaz de criar a fala sensação de fome, ou seja, a larica.

Conclusões

Agora que você entendeu como o nosso corpo reage em relação a esses três fatores, você pode fazer suas seshs com mais tranquilidade e cuidando do seu corpo. Caso você queira esconder a pala dos olhos vermelhos pode usar aqueles famosos colírios, mas procure evitar isso pois seu uso em excesso pode trazer alguns riscos à saúde dos seus olhos. Em relação a boca seca, é importante sempre se hidratar, principalmente nas seshs mais pesadas. E a larica… pode comer à vontade! Aliás tem coisa melhor do que comer chapado?

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.