TERPENOS – CURIOSIDADES

Salve salve!

Lembra daquele post que fizemos sobre os canabinóides? (Não viu ainda? Clique aqui e confira!). Lá nós comentamos um pouco sobre essas substâncias que são as principais e mais abundantes na nossa tão amada ganja. Além dos canabinóides, outro grupo de substância se encontra em grandes quantidades nas ervas: os terpenos.

Você provavelmente já ouviu falar sobre terpenos… mas você sabe o que eles são de fato? Pra quê eles servem?

Então chega aí que vamos te explicar!

O que são terpenos?

Os terpenos são hidrocarbonetos orgânicos aromáticos e estão presentes na maioria das plantas e até em alguns insetos e que apresentam odores dos mais diversos tipos. Mas e os terpenóides? Eles são basicamente a forma dos terpenos após sofrer alterações químicas em suas moléculas (aumento da quantidade de oxigênio) devido aos processos de secagem e cura.

Beleza... mas pra quê eles existem?

Eles funcionam como um mecanismo de defesa ou de atração utilizado pelas plantas. Algumas plantas exalam um cheiro forte, normalmente mais amargos e/ou tóxicos, para se defender e evitar que sejam comidas pelos animais. Outras utilizam esse artefato, porém com odores agradáveis e chamativos, para atrair os animais polinizadores a fim de se reproduzirem, seja através do pólen ou de frutos.

Benefícios e Propriedades

Assim como os canabinóides, existem milhares de tipos de terpenos e suas propriedades são as mais variadas possíveis, como anti-inflamatórias, antioxidantes, bactericidas, anticancerígenas, analgésica, calmante, entre várias outras, e ainda possuem odores muito agradáveis.

Estudos medicinais já comprovaram que quando os canabinóides são combinados com os terpenos, os resultados são muito melhores.

Aplicações

Photo by Drew L on Unsplash

Além das aplicações na própria natureza, o ser humano desenvolveu métodos de extração desses terpenos em óleos essenciais que são muito utilizados como aromatizadores de ambiente. Talvez os mais conhecidos sejam aqueles perfumes de lavanda e eucalipto muito comuns para perfumar banheiros. Por conta dos diversos efeitos terapêuticos, os óleos essenciais de terpenos são muito utilizados na aromaterapia, especialmente para a redução de ansiedade e estresse, dois males muito comuns atualmente.

Eles ainda podem ser utilizados na conservação de alimentos, cosméticos e na agricultura orgânica, como inseticida.

Como os terpenos influenciam na ganja

Photo by Esteban Lopez on Unsplash

Especialistas dizem que as espécies sativa e indica da cannabis se diferem por conta dos efeitos dos terpenos, pois, além das propriedades citadas anteriormente, eles ainda apresentam características muito marcantes das duas espécies que são os efeitos energéticos, de aumento de foco e de relaxamento, sedativo, alívio do estresse. Interessante, não? Se você não sabe quais são as diferenças entre as duas principais espécies da cannabis, clica aqui e dá uma olhada no post que fizemos sobre esse tema!

Além disso, os terpenos interagem com os neurotransmissores do cérebro e influenciam na maneira que o nosso corpo absorve as substâncias, provocando brisas e efeitos terapêuticos variados. Lembrando que eles não são psicoativos portanto não te deixarão chapado, mas com certeza influenciarão na brisa.

Outra característica muito presente na ganja causada pelos terpenos são os odores e sabores específicos de cada strain, como o cítrico, terroso, adocicado.

 

Já conhecia os terpenos? Comenta aí o que você achou do post e o que você gostaria de ver por aqui!

 

 

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/5615-terpenos.html

https://www.girlsingreen.com/blog/terpenos-e-suas-propriedades

http://www.greenpower.net.br/blog/terpenos-o-que-sao/

https://www.instagram.com/p/CGnyAMRHstg/

https://www.youtube.com/watch?v=nK1InNk4b6g&app=desktop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.