O QUE É HAXIXE E QUAIS SÃO OS TIPOS – CURIOSIDADES
Hoje em dia é super comum ouvir falar sobre haxixe, coisa que não era tão comum a um tempo atrás. A galera mais old school sabe bem disso pois só se encontrava o famoso prensadinho pra fumar – aliás fizemos um post bem maneiro para reduzir os danos pra quem fuma prensado, clique aqui e confira! – Essa coisa de flor e haxixe era muito raro.
Mas afinal, você sabe o que é o haxixe? Quais são as diferenças entre os tipos existentes? Então chega mais que a gente vai te explicar!
O que é haxixe?
Haxixe nada mais é do que uma “massinha” de canabinóides e terpenóides, que estão presentes nos tricomas extraídos da Cannabis. Isso deve ter soado meio confuso, né? Mas calma, você já vai entender.
Canabinóides e terpenóides são substâncias que estão presentes na maconha. Nós já comentamos a respeito dos canabinóides nesse post aqui, mas só para você saber: o CBD e o THC são dois dos muitos tipos de canabinóides. Já os terpenos (ou terpenóides) são substâncias presentes nas plantas que têm como função atrair ou afastar os insetos de acordo com a conveniência biológica, sendo usado como intermediários da polinização e na proteção dos vegetais. No caso da ganja, é o que faz com que cada strain tenha um aroma e sabor característico.

Os tricomas podem ser definidos como apêndices que aparecem na epiderme de algumas plantas e que possuem como principal função a proteção da planta. Eles são aqueles “cristaizinhos” bem pequenos que se vê nas flores e folhas próximas a elas. É neles que se encontra os canabinóides e terpenóides.
Ou seja, os haxixes são conglomerados de tricomas. Por isso possuem uma quantidade maior de THC do que as flores.
Quais são os tipos?
Os tipos de haxixes variam de acordo com o método utilizado para a extração dos tricomas. Eles podem ser divididos em duas categorias, extração com uso de solvente e extração sem uso de solvente.
Vamos começar falando sobre os métodos sem uso de solvente

Charas
É o método mais antigo de se fazer o hash. Ele é bem simples e não requer nenhum equipamento, porém não tem um rendimento tão bom. Consiste basicamente em enrolar suavemente o bud ainda úmido fazendo movimentos circulares. Com isso a resina grudará nas mãos e se obterá o hash.
Kief
Sabe aqueles vídeos com dichavadores cheios de pózinhos que caem quando se tritura a flor? Então, esse pó é chamado de kief. Com ele é possível fazer hash! Basta juntá-lo através de pressão e calor que você terá um haxixe.


Dry Sift
Traduzido para o português, significa peneirar à seco. Como o nome já diz, a produção desse tipo de hash é feita através do peneiramento da matéria prima seca (normalmente congelada para obter resultados melhores) em telas com malhas bem finas para separar os tricomas. A diferença entre o hash feito com o kief e o dry sift é que o primeiro não é tão puro quanto o segundo pois possui material vegetal junto dos tricomas.
Bubble Hash ou Ice-o-lator
A produção desse hash utiliza água e gelo, daí o nome ice-o-lator. Como os tricomas não são solúveis em água, o gelo e a água servem apenas para fazer com que eles se soltem da matéria vegetal. Para isso, agita-se o meio. Depois, a água que contém os tricomas é filtrada com o uso de bolsas de filtragem próprias para esse processo. Assim, o haxixe fica retido na bolsa. Depois disso ele é recolhido e seco.
O nome Bubble Hash é dado pois nesse tipo de concentrado a quantidade de matéria vegetal é tão pequena que ao aquecer o hash ele borbulha e derrete. Caso isso não aconteça e ele pegue fogo, é sinal de que há uma quantidade maior de matéria vegetal.


Flower Rosin
Para produzir esse concentrado basta prensar a flor sob temperatura elevada. O ideal é utilizar uma rosin press para poder controlar a pressão e temperatura durante o processo. Mas também é possível fazer em casa com o uso de uma chapinha e papel vegetal.
Hash Rosin
Esse concentrado possui a mesma ideia do Rosin, porém ao invés de utilizar a flor na prensa utiliza-se o próprio haxixe.

Agora, falaremos sobre algumas extrações com solvente
As extrações feitas com o uso de solventes podem apresentar alguns riscos tanto para quem a produz quanto para quem consome. No caso de quem produz o risco está presente pois a maioria dos solventes utilizados são inflamáveis e os processos utilizam calor. Com esses dois fatores as chances de acidentes é muito grande. Já para quem consome o risco se dá por conta de os solventes serem nocivos à saúde e, caso o processo de purga do solvente não tenha sido feito corretamente, o consumo desse haxixe pode ser prejudicial.
Mas nos países em que a maconha é legalizada, as indústrias canábicas possuem um procedimento seguro e um controle de qualidade do produto super rígido. Então chega de papo e bora para os tipos de extrações com solvente.

BHO
Seu nome vem do inglês (Butane Hash Oil) e é um método que utiliza o gás butano para separar os canabinóides da planta e possui uma aparência parecida à de uma cera transparente.
Shatter
Essa extração é uma forma altamente refinada do BHO, normalmente feita sob pressão e vácuo e submetida à diversos processos para remover o solvente. Shatter em inglês significa quebrar, estilhaçar e seu nome se dá por conta de sua consistência, que lembra um vidro.


Wax (Budder e Crumble)
Assim como o BHO e o Shatter, o Wax também utiliza o butano como solvente. Sua diferença é o processo de purga do solvente e a secagem. Diferente dos óleos transparentes, o Wax acaba sofrendo uma cristalização por conta dos processos em que é submetido e, assim, acaba tendo uma textura opaca. Seu nome é dado pela aparência e vem do inglês, em que Wax significa cera.
O Wax é dividido em dois tipos, o Budder (consistência de manteiga) e o Crumble (migalhas). Essa diferença se dá por conta de fatores como o calor, umidade e textura do óleo antes da purga.
CO2 Oil
O famoso óleo de canetinha. Esse método é feito através do uso de gás carbônico (CO2) como solvente. O processo é feito por máquinas que combinam altas temperaturas e pressão para transformar o gás carbônico em um fluido supercrítico. É uma das formas mais eficazes de separar os tricomas com solvente, por isso é a mais comercial.


Álcool (Isopropílico ou de cereais)
Essa é a extração com solvente mais simples de ser feita. Nela utiliza-se um recipiente de vidro, preenchido com as folhas e o álcool e a mistura é agitada. Depois ela é filtrada e então o líquido é despejado em um recipiente de vidro reto (Marinex) para a evaporação do álcool.
E aí, o que achou desse post? Comenta aí e deixa um assunto que você gostaria de ver por aqui!
Fontes:
http://cannabrasil.com.br/tricomas-que-sao-e-para-que-servem/
https://geaseeds.com/blog/pt-pt/os-tricomas-na-cannabis/
https://www.girlsingreen.com/blog/como-fazer-haxixe-em-casa
https://www.girlsingreen.com/blog/o-que-e-tipos-de-haxixe
https://blog.mapadamaconha.com.br/2019/01/11/concentrados-maconha/

E claro para guardar aquele hash nada melhor que os slicks de silicone do THC, veja nossas opções de slick!


PROJETO DE LEI 399/15 – LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DA CANABIS
Ainda na pegada de regulamentação nos países, viemos falar do nosso Brasil, que terá uma série dedicada. Caso não tenha conferido os últimos posts veja

AUMENTO DA TEMPERATURA ESTÁ MATANDO CORAIS NA AUSTRÁLIA
No nosso blog normalmente escrevemos sobre curiosidades e assuntos relacionados a canabis, mas nós também queremos conscientizar cada vez mais nosso público, seja relacionado à

TERPENOS – CURIOSIDADES
Salve salve! Lembra daquele post que fizemos sobre os canabinóides? (Não viu ainda? Clique aqui e confira!). Lá nós comentamos um pouco sobre essas substâncias

THE MIDNIGHT GOSPEL – SESSÃO DA TARDE
Salve família! Mais um Sessão da Tarde no ar! Se você ainda não conferiu o último clica aqui e dá uma olhada que você não

“MACONHA É A PORTA DE ENTRADA PARA OUTRAS DROGAS” – VERDADE OU MITO ?
Um dos maiores preconceitos com a canabis no Brasil vem da justificativa que a maconha é a porta de entrada para drogas mais fortes. Quantas

COMO FUNCIONAM AS LEIS DE CANABIS NO JAPÃO – REGULAMENTAÇÃO DA CANABIS NO MUNDO
Imagem retirada da Revista Piauí Em nosso blog já publicamos diversos posts relacionados a regulamentação da canabis no mundo, como em Portugal por exemplo. Como
Deixe um comentário