LAVAR O PRENSADO – REDUÇÃO DE DANOS
Salve família! Mais um post sobre redução de danos ein! No último, falamos sobre o uso de piteiras. Caso não tenha visto, só clicar aqui.
Hoje falaremos sobre ele, o famoso prensado! Infelizmente a realidade da grande maioria dos maconhistas brasileiros é essa. Uma ganja de baixa qualidade e cheia de substâncias indesejadas e nocivas à saúde.
Primeiramente, por que existe e o que é o prensado?

Isso tudo ocorre por conta do proibicionismo existente em nosso país. Ou seja, a comercialização da maconha, assim como outras substâncias, é considerada uma atividade criminosa (óbvio kk). Então, como esse mercado é irregular, não existe um controle de qualidade. A fim de obter uma lucratividade enorme e com pouca demanda de trabalho, as plantações destinadas à produção dos famosos prensados são feitas sem cuidado algum, o que faz com que a qualidade das flores seja afetadas.
Para facilitar o seu transporte e armazenamento as mesmas são prensadas. Nesse processo são prensadas juntamente aos galhos, sementes, plantas, terra e até insetos. Além disso, elas não são secadas, contendo muita umidade. Como durante todo o processo de estocagem e transporte existe uma quantidade de calor mais elevada, esse conjunto de fatores faz com que o processo de decomposição e a formação de mofo ocorram. Tendo como produto da decomposição a amônia e acetatos. Por isso a maioria dos prensados apresentam cheiro e gosto desagradáveis.
Por que lavar?
Acho que já ficou meio óbvia a resposta para essa pergunta, né? Além de retirar essas substâncias indesejadas que são prejudiciais à saúde, a lavagem faz com que o sabor da ganja melhore.
Você deve estar se perguntando “mas isso não faz chapar menos?”. A resposta é NÃO! Os canabinóides são substâncias lipossolúveis, ou seja, só são solúveis em gorduras, como manteigas e óleos, portanto a água não os retém. Como o THC (princípio ativo da maconha) é um canabinóide, também não se solubiliza na água.
Como lavar?
Agora que você já entendeu os motivos de lavar o prensadinho bora falar sobre o processo. Uma fonte muito boa de redução de danos relacionada ao uso da canabis é o blog da Girls in Green. As minas são brabas! Muito conhecimento e informação envolvido. Inclusive são uma das nossas principais referências para a escrita dos blogs.
Enfim, esse tutorial do processo de lavagem e secagem foi retirado do blog delas e é super maneiro e simples de ser feito.

“O passo a passo é bem simples:
- Antes de começar, tenha em mente que é necessário controlar a temperatura da água – afinal, não queremos comprometer a erva. Para isso, procure um termômetro de cozinha, e mantenha a água entre 75 e 80ºC. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir a erva.
- Coloque a cannabis em um prato ou pote de vidro, e despeje a água quente delicadamente sobre ela. Você já vai conseguir ver os camarões se soltando e se hidratando.
- Você pode repetir esse processo até três vezes, até achar que ela está suficientemente limpa.
- Depois de lavar, separe a maconha das impurezas soltas pela água. Pegue todos os camarões da erva e coloque em uma peneira; em seguida, aperte delicadamente para tirar o excesso de água.”
Como secar?

“Essa é a hora de secar bem nossa erva para evitar o mofo. Você pode fazer isso naturalmente, deixando ela em uma superfície que faça absorção (pode ser cartolina, papel toalha ou até mesmo um pano), em um ambiente arejado, com temperatura amena e baixa umidade até que ela seque totalmente. Caso queira dar uma apressada nas coisas, coloque um papel toalha por baixo e outro por cima da maconha, e coloque um objeto mais pesado em cima. Troque os papéis sempre que achar necessário, até ela ter se livrado de todo o resto de água.”
Dicas das minas do Girls in Green:
- Depois de totalmente seca, pode consumir ou guardar em um pote fechado hermeticamente para conservar bem a cannabis.
- Lave seu prensado em um dia que não esteja tão úmido. Assim, ele vai secar mais rápido e tem menos chances de mofar!
- Cuidado para não guardar as FLORZINES MOLHADAS, podem sair cogumelos dela.
- Como já falamos ali em cima, embora algumas pessoas não saibam, o próprio cheiro de amônia pode ser um indicativo de que sua cannabis está mofada. Por isso, todo cuidado é pouco na secagem e no armazenamento!
- Achou sementinhas no meio do prensado? Você pode cultivá-las!
- O melhor local para guardar sua cannabis é em um recipiente escuro, hermeticamente fechado – de preferência em aço inoxidável ou vidro. Assim, sua erva não vai ficar exposta ao ar externo e nem à luz, que podem ir diminuindo a concentração de THC com o passar do tempo.
- Quando a cannabis já está mofada, não há o que fazer: jogue fora! Fumar ou utilizá-la de qualquer outra forma nessa condição pode trazer muitos danos para o seu pulmão, desde alergias respiratórias até infecções fúngicas possivelmente fatais (sim, é BEM bad).
Conclusão
Tenho certeza de que agora você vai ver o prensadinho com outros olhos hahaha é incrível a transformação que ocorre daquele “bloco” estranho para uma florzinha bonitinha. Com essas dicas e “receitinhas” tops não tem erro e com certeza vale a pena fazer. Então bora cuidar da saúde família!
Sabia que a piteira é uma das melhores formas de reduzir os danos enquanto você fuma?
É pensando nisso que o THClub tem piteiras de vidro para reduzir os danos durante a sua sesh!


CIÊNCIA E MACONHA – CARL SAGAN
A associação do uso de maconha com pessoas mal sucedidas já é comprovadamente um mito. Diversos empresários, cantores, cientistas e atletas bem sucedidos já afirmaram

“PUXA E PRENDE” – Verdade ou Mito?
Salve família! Mais um post do quadro Verdade ou Mito no ar! Com certeza você já ouviu alguém falando pra você dar aquele trago e

“MACONHA MATA” – VERDADE OU MITO?
Não é de hoje que a maconha é um tema que gera muitas polêmicas e sofre muito preconceito. Alguns argumentos são verdadeiros de fato, outros

ALZHEIMER E CANNABIS – USO MEDICINAL
Já abordamos aqui no blog do THClub como o uso medicinal da canabis consegue ajudar em diversas doenças, o primeiro post específico foi sobre a

COMO PORTUGAL DEU PASSOS NO CAMINHO CERTO – REGULAMENTAÇÃO DA CANABIS NO MUNDO
Nesse episódio da série de regulamentação da canabis no mundo, vamos abordar o caso de Portugal. Caso não tenha visto o último episódio clique aqui

O PIONEIRISMO DA CALIFÓRNIA E SUA INFLUÊNCIA NOS EUA – REGULAMENTAÇÃO DA CANABIS NO MUNDO
Pegando o gancho do post do blog “A história da maconha”, partiremos das leis relacionadas à maconha e como elas afetaram o desenvolvimento canábico em
6 Comentários
Cara precisava ler isso
Redução de danos é super importante! Esperamos ter ajudado
Adoramos a postagem galera, é isso bora reduzir os danos! 🙂
Que honra ter vocês aqui! Admiramos muito seus trampos e nos inspiramos com eles… Redução de danos sempre!!
Já tinha feito isso.. só que errei na temperatura da água. Num sabia sobre isso. Obrigado.
Que bom que conseguimos te ajudar! Teste com essa temperatura e depois nos conte o que achou!!